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Trabalho: Disciplina e organização influenciam na produtividade do funcionário



25/05/2011


Os piores erros do profissional desorganizado são esquecer compromissos, chegar atrasado e não cumprir prazos. Veja dicas de especialistas.

 

“Ser disciplinado é o ponto principal para você começar a construir boas relações”, afirma Paulo Roberto de Alencastro Júnior, diretor de planejamento e gestão.

 

Principalmente boas relações com o chefe, porque o funcionário disciplinado produz mais, inspira confiança, tem mais chances de crescer na empresa.

 

Os três piores erros do desorganizado são, esquecer um compromisso, chegar atrasado e não cumprir prazos. “Quando se esquece de um compromisso, você deixa as pessoas esperando e não cumpre com o que foi acordado, prejudica a agenda da pessoa”, alerta Alencastro.

 

Cinco minutos é um tempo tolerável de atraso. “A pessoa pode avisar que vai atrasar um pouquinho, isso é suficiente para que a pessoa tente adequar agenda”, diz o especialista.

 

Não entregar as tarefas dentro do prazo também é um erro grave. Isso acontece se a pessoa administra mal a agenda ou se assume mais trabalho do que pode fazer. Para fugir dessas situações, siga um pequeno manual do profissional disciplinado:

 

- tenha uma agenda - de papel ou eletrônica - para anotar datas de reuniões, prazos, e as atividades. No dia anterior organize como vai ser o dia seguinte.

- faça uma lista das prioridades. O que é urgente e o que dá para deixar para o fim do dia.

- logo que chegar ao trabalho leia primeiro os correios, depois revise a agenda e faça as ligações logo pela manhã. As pessoas estão mais disponíveis esse horário.

 

Algumas empresas não são tão rígidas em relação ao horário e também permitem que os funcionários se sintam mais à vontade no ambiente de trabalho, e possam até dar uma cochilada no meio do serviço. É possível aproveitar as regalias, mas não exagere.

 

No setor administrativo de uma empresa de cosméticos, todos os horários dos 70 funcionários são controlados. Entrada as oito, saída as seis e intervalo de uma hora e quinze para o almoço. Para a diretoria, a disciplina é um dos fatores responsáveis pelo sucesso do negócio. O ponto eletrônico é digital para ter a certeza da presença do funcionário. Quem precisa ir ao médico para consultas preventivas tem que avisar a chefia com antecedência. “Toda segunda-feira tem reunião e os gestores informam sobre as faltas ou dispensas para que o departamento possa se planejar”, diz Manoela Bossa, diretora da empresa.

 

Quando a empresa permite que o funcionário trabalhe em casa é muito importante se organizar. Luciana Duarte, diretora de compras, percebeu que tem que seguir algumas regras, inclusive usar roupa de trabalho, mesmo estando em casa. “Eu acho que a gente tem que ter essa disciplina, eu estou trabalhando, então eu me visto como se tivesse indo para o escritório, a minha sensação é que estou nesse horário trabalhando”, afirma.

 

Disciplina para quem trabalha em casa

 

- comece a trabalhar sempre no mesmo horário. Almoço ou lanche também tem que ter hora marcada.

- escolha um ambiente da casa e deixe esse cantinho com cara de escritório.

- evite ficar na cama ou no sofá. É muito mais fácil se desconcentrar quando você fica nestes lugares da casa.

- evite ler os emails pessoais toda hora. Separe um tempo para isso e depois esqueça deles.

- e para não exagerar, também marque um horário para terminar o serviço.

 

É possível se organizar para ser disciplinado. “Todas as pessoas têm que se desenvolver, algumas são mais disciplinadas, outras não, mas todos estamos num aprendizado”, diz Fabrícia Guimarães, gerente de loja.

 

Fonte: Jornal Hoje – Rede Globo




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