Compartilhe:

Rio Verde Goiás, Capital do Agronegócio, 170 anos.



30/07/2018


 

Rio Verde – Goiás 170 anos.

 

Em de 05 de Agosto de 2018 comemorasse o aniversário de Rio Verde (170 anos), cidade de grande importância econômica no estado de Goiás, assim como para o agronegócio em todo o País.

 

Rio Verde surgiu com a isenção de pagamento de impostos por 10 anos pela Lei nº11 para criadores de gado bovino e eqüino na região sul de Goiás.

 

Em meados de 1800, quando os primeiros desbravadores João Rodrigues de Mendonça e sua esposa Florentina Cláudia de São Bernardo com os oito filhos, chegaram à região que ainda não tinha o nome de Rio Verde, nem tão pouco estradas ou ponto de apoio. Por ser uma região pastoril, o sertão goiano, chamou atenção do governo imperial que institui medidas de incentivo aos agropecuaristas e habitantes.

A conquista de José Rodrigues foi arrojada e bastante democrática.  O desbravador tornou-se senhor de direito e de fato de imensas terras férteis em Rio Verde.

 

Em 25 de agosto de 1846, José Rodrigues e sua mulher doaram sete sesmarias de suas terras para o patrimônio da igreja e construção de uma capela em louvor a Nossa Senhora das Dores. A partir daí, surgiu o Arraial de Nossa Senhora das Dores de RioVerde. De acordo com a Lei nº 08 de seis de novembro de 1854, o povoado Dores de Rio Verde foi elevado à categoria de Vila.

De onde veio este nome Rio Verde das Abóboras? Pois bem, Rio Verde faz referência à cor do seu principal rio da região, o Rio Verde, também conhecido como Rio Verdão ou ainda pelo apelido de Rio Verde das Abóboras.

A origem de Rio Verde das Abóboras se deu depois que os combatentes da Guerra do Paraguai, cerca de três mil pessoas, acamparam na cidade por alguns dias e, durante o período houve-se um aumento populacional.

Como a região ainda era pastoril, não havia alimentação, no entanto o fruto típico do cerrado era a abóbora, o que restou foi fazer o uso abundante. Por isso, os soldados denominaram o lugarejo "Arraial das Abóboras"

 

Rio Verde é um município brasileiro do interior do estado de Goiás, Região Centro-Oeste do país. Segundo estimativas de 2017, sua população é de 217.048 habitantes, sendo o quarto mais populoso de Goiás, ficando atrás apenas da capital Goiânia e das cidades de Aparecida de Goiânia e Anápolis.

Rio Verde (GO) é município mais rico em produção agropecuária do Brasil.

Parabéns Rio Verde!

 




Abastecer com Álcool ou gasolina?
Micro e Pequenas Empresas estão isentas de contribuição sindical patronal
Obrigatoriedade do Código de defesa do consumidor no comércio.
Conta-salário, Como funciona?
Férias – Não tem direito a férias o funcionário que:


Mídia Marketing Direcionado - 2008
Daniel José