Compartilhe:

DITR relativa ao exercício de 2016: Deve ser apresentada até 30 de setembro



13/09/2016


A DITR (Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural) é a declaração que deve ser apresentada por toda pessoa física ou jurídica que seja proprietária, titular do domínio útil (enfiteuta ou foreira) ou possuidora a qualquer título, inclusive a usufrutuária, de imóvel rural. Deverá ser apresentada uma declaração para cada imóvel rural que pertencer ao contribuinte.

A DITR/2016 deve ser elaborada com uso de computador, mediante a utilização do Programa Gerador da Declaração do ITR, relativo ao exercício de 2016 (ITR2016), disponível no sítio da Receita Federal na Internet, e apresentada até as 23h59min59s, horário de Brasília, do dia 30-9-2016.

A entrega da DITR após o prazo de apresentação, se obrigatória, sujeita o contribuinte à multa de: 

a) 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido, não podendo seu valor ser inferior a R$ 50,00, no caso de imóvel rural sujeito à apuração do imposto, sem prejuízo da multa e dos juros de mora devidos pela falta ou insuficiência do recolhimento do imposto ou quota; ou 

b) R$ 50,00 - no caso de imóvel rural imune ou isento do ITR. 

A multa é objeto de lançamento de ofício, e tem, por termo inicial, o primeiro dia subsequente ao do final do prazo fixado para a entrega da DITR, e, por termo final, o mês da sua entrega.

artigo 9° da IN RFB n° 1.651/2016.

Fonte: LegisWeb




Abastecer com Álcool ou gasolina?
Micro e Pequenas Empresas estão isentas de contribuição sindical patronal
Obrigatoriedade do Código de defesa do consumidor no comércio.
Conta-salário, Como funciona?
Férias – Não tem direito a férias o funcionário que:


Mídia Marketing Direcionado - 2008
Daniel José