IRPF 2014

26/03/2014

Brasília, DF -  A Receita Federal do Brasil (RFB) liberou o programa (OS X, Windows, Linux, Solaris e/ou multiplataforma) para preenchimento e envio da Declaração do Imposto de Renda de Pessoas Físicas 2014 referente aos ganhos recebidos no ano de 2013.

A transmição da declaração e a partir do dia 6 de março — tendo como prazo final às 23h59 do dia 30 de abril.

No dia 6/3, também estará disponível o m-IRPF 2014, aplicativo da RFB para transmissão das informações através de tablets, o qual funciona muito bem em iPads. Neste caso aplicam-se os mesmos prazos de entrega, mas não são todos os tipos de declarações que podem ser enviados por ele — de acordo com a RFB, 90% das funcionalidades existentes no Programa Gerador de Declaração (PGD IRPF) estarão presentes no aplicativo móvel deste ano.

O aplicativo para dispositivos móveis (tablets e smartphones) estará disponível somente no dia 6 de março – quando tem início o prazo de apresentação do Imposto de Renda neste ano. A declaração poderá ser enviada até o dia 30 de abril.

O Fisco espera receber 27 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física em 2014, com um aumento de aproximadamente 1 milhão de novos contribuintes.

Segundo a Receita Federal, estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 25.661,70 em 2013 (ano-base para a declaração do IR deste ano). O valor foi corrigido em 4,5% em relação ao ano anterior, conforme já havia sido acordado pela presidente Dilma Rousseff.