Compartilhe:

IR - Oito razões para um contribuinte cair na malha fina



12/03/2013


A partir do dia 1º de março, começou o período para a entrega à Receita Federal das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2013 (ano-base 2012)., Recomendamos que o contribuinte, uma vez que tenha concluído o processo de declaração, mantenha guardado, por no mínimo seis anos, todos os documentos, pois a Receita pode solicitar declarações anteriores para a prestação de contas.

 

Além disso, aconselhamos que a pessoa comece, desde já, a reunir os documentos pertinentes à declaração. Afinal, quem for mais ágil e declarar no início do prazo, estará entre os primeiros contribuintes a receber a restituição e tem mais tempo para reparar possíveis equívocos em sua declaração, minimizando as chances de cair na temida malha fina do IR.

 

Confira quais os 8 motivos que podem colocar o contribuinte nas garras do leão:

 

1 – Informar incorretamente dados sobre rendimentos, valores e CNPJ;

 

2 – Não informar todos os rendimentos recebidos ao longo do ano base;

 

3 – Não informar rendimentos dos dependentes;

 

4 – Dois contribuintes com o mesmo dependente. Exemplo: filhos que enquadram a mesma mãe na categoria;

 

5 – Informe de rendimentos entregues pela empresa à Receita cujas informações estejam em desacordo com o que foi declarado pelo funcionário.

 

6 – Não citar rendimentos de aluguéis recebidos ao longo do ano;

 

7 – Declarar rendimentos de valores diferentes do que o que foi repassado por uma administradora do imóvel ao fisco;

 

8 – Informar incorretamente os valores de despesas médicas. Lembre-se de que a prestadora de serviços médicos também envia para a receita os seus números. Portanto, empresa médica e contribuinte devem estar na mesma página.




Abastecer com Álcool ou gasolina?
Micro e Pequenas Empresas estão isentas de contribuição sindical patronal
Obrigatoriedade do Código de defesa do consumidor no comércio.
Conta-salário, Como funciona?
Férias – Não tem direito a férias o funcionário que:


Mídia Marketing Direcionado - 2008
Daniel José