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Saiba como resolver conflitos no trabalho



10/10/2012


Em muitos casos, os conflitos são os grandes motivadores para que as pessoas desistam do seu emprego. Saiba como lidar com eles

 

SÃO PAULO - Conflitos no trabalho são mais comuns do que parecem. Em muitos casos são os grandes motivadores para que as pessoas desistam do seu emprego. No entanto, é preciso saber que fugir não vai ajudar você a desenvolver a sua carreira. O ideal é que você seja capaz de resolver os seus conflitos de maneira passiva. Aprenda a fazer isso com dez passos simples:

 

1. Hora certa

 

Decida qual é o melhor momento para confrontar a pessoa que está incomodando você. O ideal é que você faça isso de maneira direta e sutil, não fique jogando indiretas.

 

2. Educação

 

Seja educado e racional ao conversar com a pessoa. Fique calmo e procure manter o foco na situação e nos fatos. Deixe de lado as fofocas e ataques pessoais.

 

3. Assertividade

 

Seja muito cuidadoso para não expressar hostilidade durante a conversa. Fique atento a sua postura, expressão facial e tom de voz. Você precisa ser assertivo sem partir para a agressividade.

 

4. Paciência

 

Seja paciente e não tente ser o dono da razão. Escute o que a outra pessoa tem a dizer e seja crítico quanto a isso. Certifique-se de que você entendeu a posição dela antes de fazer qualquer julgamento.

 

5. Interesse

 

Deixe claro para a pessoa que você está interessado no que ela tem a dizer e peça a ela o mesmo tipo de comportamento. Você não precisa concordar ou discordar do que ela tem a dizer, mas deixe claro que você vai ouvi-la de toda maneira.

 

6. Clareza

 

Se comunique de maneira clara. Não deixe dúvidas sobre a sua posição e ofereça soluções para o problema. Entretanto, lembre-se de ser flexível ao ouvir o lado da pessoa com quem está conversando.

 

7. Superiores

 

Comunique aos seus superiores se você vem tendo alguma dificuldade de relacionamento com os seus colegas de trabalho. Talvez o problema possa ser resolvido de maneira mais eficiente por alguém fora da situação. Mas evite parecer fofoqueiro, isso não vai ajudá-lo.

 

8. Motivação

 

Antes de criar uma tempestade em copo d’água procure entender o que levou a pessoa a criar um conflito com você. Se você souber quais foram suas motivações conseguirá resolver o problema de maneira muito mais simples e efetiva.

 

9. Pressão

 

Se você ceder às pressões das pessoas no trabalho, provavelmente vai ser muito mais vulnerável aos conflitos. Seja firme e saiba quando deve ou não se movimentar para realizar tarefas de terceiros.

 

10. Reclamações infundadas

 

Procure não ser paranoico ou se fazer de vítima em qualquer que seja a situação. Em muitos casos o conflito pode estar acontecendo apenas na sua cabeça. Portanto, procure ficar atento aos comportamentos dessa pessoa para identificar a existência de um possível conflito.




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