Compartilhe:

Receita Federal prorroga para 2013 prazo para escrituração digital



17/07/2012


A Receita Federal prorrogou o prazo para as empresas tributadas pelo Lucro Presumido adotarem a Escrituração Fiscal Digital em relação às Contribuições para o PIS/Pasep e à Cofins. Desta maneira, o prazo ficou em 1º de janeiro de 2013.

 

De acordo com a instrução normativa publicada no DOU (Diário Oficial da União) nesta segunda-feira (16), deverão ser registrados pela escrituração os tributos recolhidos a partir de 1º de julho deste ano.

 

Sobre a Escrituração Fiscal Digital das Contribuições

 

A diretora de Conteúdo da Thomson Reuters - FISCOSoft, Juliana Ono, explica que as regras para as empresas do lucro presumido são as mesmas para as empresas do Lucro Real, ou seja, a entrega do arquivo deve acontecer até o 10º dia útil do 2º. mês subsequente a competência.

 

Vale destacar que as empresas que não conseguirem entregar os arquivos no prazo pagarão multa no valor de R$ 5 mil por mês, por competência, acumulativo.

 

“A diferença, entretanto, fica por conta da complexidade do arquivo. Enquanto as empresas optantes pelo Lucro Real trabalham no regime cumulativo, apurando créditos e débitos de PIS e COFINS nas operações de compras e vendas, as empresas do Lucro Presumido trabalham no regime não cumulativo, pagando uma alíquota fixa de 3,65% para os dois tributos”.

 

Fonte: Infomoney




Abastecer com Álcool ou gasolina?
Micro e Pequenas Empresas estão isentas de contribuição sindical patronal
Conta-salário, Como funciona?
Férias – Não tem direito a férias o funcionário que:
OBRIGATORIEDADE DO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÁBEIS ENTRE EMPRESAS E ESCRITORIOS.


Mídia Marketing Direcionado - 2008
Daniel José